Adadigital

 
 
 
 
 
 
Onde Estou:: Projetos Parlamento Livre Política Novo Código de Processo Civil: comissão apresenta resultados preliminares
 
 

Novo Código de Processo Civil: comissão apresenta resultados preliminares

E-mail Imprimir

A comissão de juristas designada pelo Senado para elaborar uma proposta para um novo Código de Processo Civil apresentou, na manhã desta quinta-feira (17), os resultados preliminares de suas atividades.

O presidente da comissão, Luiz Fux, que é ministro do Superior Tribunal de Justiça, reiterou que o principal objetivo do novo código é "não apenas agilizar a prestação de serviços da Justiça, mas também diminuir essa gama infindável de recursos judiciais".

Para viabilizar isso, o ministro explicou que a comissão pretende criar uma série de instrumentos, como a coletivização de demandas, "para que exista somente uma ação quando um litígio interessar a milhares de pessoas, em vez milhares de ações [relativas a litígios semelhantes]", e a limitação do número de recursos permitidos em um processo, "o que reduzirá consideravelmente o volume de impugnações que ocorre na segunda instância".

Segundo Luiz Fux, o anteprojeto do novo código deve ser apresentado ao Congresso Nacional no primeiro semestre de 2010.

Agência Senado

Mais informações a seguir

Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade seus Autores. Qualquer termo abusivo nos reservamos o direto de não publicá-los!


Código de segurança
Atualizar